sábado, 22 de março de 2008

Estabelecimento Prisional na Herdade dos Gagos?

A candidatura independente à CM Almeirim esteve recentemente reunida pela 3.ª vez, mas ainda bem que o fez com algum atraso em relação aquilo que previamente estava definido ou seja final de Maio de 2008.
Com dados novos sobre a politica local, houve a necessidade de reunir ontem (6.ª feira) numa unidade de restauração fora do concelho de Almeirim.
Analisamos prioritariamente a novidade que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e o Sr. Governador Civil de Santarém, trouxeram ao país com o anúncio de um Estabelecimento Prisional na Herdade dos Gagos, freguesia de Fazendas de Almeirim.
Infelizmente não conseguimos analisar com detalhe, porque a informação que procuramos obter foi escassa e muito contraditória.

Mas este movimento não pode ficar indiferente e lança algumas questões que gostaria de ver esclarecida em sede própria ou seja debate com as populações:

  1. Porque tanto secretismo em relação a este investimento?
  2. Porque não funciona a democracia do esclarecimento às populações?
  3. Que impacto ambiental vai existir com o abate de sobreiros?
  4. O local para a construção teve investimento efectuado 2003 para a Herdade dos Gagos?
  5. Que impacto sócio económico existirá para a população de Marianos e Murta?
  6. Que beneficios existem para as populações locais?
  7. Que hospital é falado em reportagens televisivas?
  8. Que impacto tem este estabelecimento na criminalidade local?
  9. Que beneficios vão ter os comerciantes locais?
  10. Que beneficios vão ter os agricultores locais?
  11. Que concorrência faz este estabelecimento a profissões de carpintaria e outros?
  12. Que impacto tem este na vida dos actuais residentes?
  13. Que legitimidade politica tem os actuais órgãos para anunciar um tal projecto com impactos económico sociais nos próximos 50 anos?

Face a tudo isto é urgente mobilizar a sociedade civil para que o debate saia à rua e se esclareça as pessoas de forma isenta, transparente e honesta.

Aguardamos que os intervenientes deste anúncio comecem a preparar a sua responsabilidade para todos os impactos negativos decorrentes de um processo que em nada foi transparente.

Sem comentários: